Procurando algum concurso?

RECURSOS CONTRA GABARITO AGEPEN-CE

Por: Bruna Carvalho em: 03/10/2017 - Atualizado em: 03/10/2017 (597 visualizações)




Disciplina: Direitos Humanos

Questão nº 36

Reivindicação: Mudança de Gabarito

A referida questão de nº 36 exige, conforme o enunciado, a alternativa correta acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos, conforme podemos observar abaixo:

“ 36. Acerca do que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

(  ) Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país.

(  ) Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

(  ) Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

(A) V – F – V.

(B) F – V – F.

(C) F – V – V.

(D) F – F – V. “

Pois bem, no gabarito preliminar foi divulgada a alternativa D como a correta, porém discordo do referido gabarito entendendo que a alternativa correta é a letra D, senão vejamos:

No item I diz que: Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país. Pois bem segundo o gabarito preliminar esse item está Falso. Discordo do gabarito, pois entendo está Verdadeiro conforme preceitua o art. 13, § 2º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, abaixo transcrito:

“Artigo 13.

§2º. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar. “

No item II diz que: Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Pois bem concordo que esse item está Falso, conforme o art. 14, §§ 1º e 2º da Declaração Universal do Direitos Humanos, abaixo transcrito:

“ Artigo 14.

§1º. Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

§2º. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.”

No item III diz que: Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado. Pois bem concordo que esse item está Verdadeiro, conforme o art. 13, § 1º  da Declaração Universal do Direitos Humanos, abaixo transcrito:

Artigo 13.

§1º. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

Portanto, diante do exposto acima a alternativa que traz a sequência correta é a alternativa “A” e não a alternativa “D” como divulgada no gabarito preliminar. Com base nisso solicito a mudança de gabarito da alternativa “D” para a alternativa “A”.


Disciplina: Língua Portuguesa

Questão nº 04

A questão 4 (prova tipo 1) do concurso para Agepen/CE 2017.

 

Vamos aos fatos:

 

A referida questão na letra A que foi dada como certa diz: “É possível se dar conta disso pela quantidade de pessoas ansiosas e depressivas e estressadas que se encontra.” Afirma, portanto que o verbo “encontrar” deveria estar no plural. No entanto, o verbo “encontrar” se encontra acompanhado da partícula apassivadora “se” que faz com o sujeito seja sofredor da ação. Assim, o sujeito seria “a quantidade de pessoas ansiosas, depressivas e estressadas” tendo como núcleo o termo “quantidade”, logo, o verbo só poderá ficar no singular mesmo. Portanto, o gabarito não procede.

 

Já na letra D da mesma questão temos: “ Elas percebem o tempo passando rapidamente e, por isso, tem pressa de viver intensamente.” A estimada banca afirma que os termos “rapidamente” e “intensamente” são respectivamente advérbios de tempo e modo. Conclusão incorreta, pois o termo “rapidamente” indica de que maneira viram o tempo passar e “intensamente” mostra como se viver. Portanto, advérbios de modo.

 

Logo, não há resposta para a mencionada questão. Solicito à nobre  banca, encarecidamente ,a anulação da questão.

 

Agradeço.




Fonte: Podium Concursos